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A importância do conteúdo e do SEO

A importância do conteúdo e do SEO

Se você quer seu site posicionado no Google, conteúdo é fundamental. O Google está ficando melhor a todo momento e está cada vez mais focado em entender o conteúdo de uma página. A muito tempo atrás tudo o que você tinha que fazer era encher o seu site com algumas meta-tags, preencher o seu title-tag e seu site seria posicionado. Mas agora, o Google está ficando realmente bom em saber o que é de verdade um bom conteúdo. E eles fazem isso de diversas formas. Nós sabemos que eles tem inúmeras maneiras para entender conteúdo, formatos de textos, gramática, mas o Google também mantém em sua equipe pessoas conhecidas como “revisores de qualidade”, que ajudam a entender quais são os sinais de qualidade que aparecem em um conteúdo para que eles possam treinar seus algoritmos a fazer melhores decisões no que tange ao conteúdo de boa qualidade.

Mas o que você pode aprender se está tentando posicionar seu site no Google?

Basicamente crie conteúdo que as pessoas gostam, conteúdo que as pessoas estão interessadas em conhecer, crie conteúdo que faça de você uma autoridade em sua área de atuação. Por exemplo: se você atua na área de moda e vende algo como jóias ou roupas então você está em uma ótima posição para criar conteúdo realmente interessante e que as pessoas querem ler. Na moda, você pode falar de tendências atuais, de cores, estações, como usar acessórios, o que as pessoas famosas estão usando, quais foram as tendências no passado, enfim, existe uma infinidade de conteúdo a se produzir para fazer de você uma autoridade quando o assunto são seus produtos.

Uma coisa a se ficar atento é que muitas vezes você está vendendo produtos que são exatamente iguais aos produtos que outras empresas estão vendendo. Por exemplo: se você está vendendo sapatos, e os sapatos que você está vendendo possuem as mesmas descrições de dez mil outros web sites, que estão vendendo os mesmos sapatos, então você tem um problema. É que o Google não aprecia ou não valoriza uma coisa chamada “conteúdo duplicado”.

Conteúdo duplicado é quando o texto ou conteúdo em seu site é exatamente o mesmo que o conteúdo que alguém já havia publicado. Você precisa evitar de colocar conteúdo duplicado em seu site por que isso não é um bom sinal. Quando você tem produtos em seu site que são em geral iguais aos produtos que outras empresas estão vendendo, ou mesmo que apenas um outro site esteja vendendo, então reescreva as descrições dos seus produtos por suas próprias palavras. Coloque seu próprio jeito no produto, não diga: “Este sapato é do tamanho (x), e  da cor (x), com essas características (x)”,  porque qualquer um pode dizer isso. Ao invés disso, diga algo como: “Imagine-se correndo ou caminhando com esse tênis, você irá voar! Você irá se sentir muito confortável. Eles estão disponíveis nestes tamanhos, nestas características, ele vai te deixar respirar!” Fale sobre as características do seu produto, sobre o que faz dele uma melhor escolha - e a única pessoa que pode realmente descrever o que faz o seu produto melhor é você mesmo, por que você entende o valor daquilo que está vendendo. Certifique-se que as descrições do seu produto são únicas e exclusivas para você.

Outra coisa a se ficar atento são os reviews e comentários sobre E-commerce. Como falamos anteriormente, o Google já tornou público que eles estão interessados em premiar lojas que possuem boas recomendações a partir de experiências positivas de clientes. Eles querem excluir os sites e companhias que possuem avaliações ruins nos resultados de pesquisa, porque eles não querem enviar seus próprios clientes para sites que não irão tratá-los bem. Então, tente encorajar avaliações em seus produtos. Existem muitos dados que mostram que avaliações positivas podem ajudar na venda dos seus produtos. Essas avaliações informam ao Google que o seu site está sendo atualizado, que as pessoas podem comprar usando este site, que existem pessoas atualmente comprando e obtendo boas experiências com a sua loja. Tente encorajar clientes da sua loja a fazer avaliações dos seus produtos quando fizerem compras.

Por ultimo, mas não menos importante, vem o Blog. Considere ter um blog ligado ao seu site. O blog é uma ótima ferramenta de escrita com foco em gerar tráfego e visitas ao seu site. Escreva conteúdo que as pessoas estão realmente interessadas em conhecer. Pode não ser um conteúdo tão focado em vendas, talvez você não deva dizer o porque comprar determinado sapato, mas você pode falar sobre os benefícios e o porque é tão importante ter um solado confortável quando estiver caminhando. Todo aquele conteúdo relacionado, que as pessoas interessadas em seus produtos também estarão interessadas em ler, será excelente para o seu blog.

Um blog também é bom para entender os sinais sociais. É uma ótima ferramenta para que pessoas se inscrevam para receber seus conteúdos com frequência e um blog pode naturalmente ser atualizado com frequência. Se você atualizar um artigo por semana em seu blog, então o Google saberá com certeza que o seu web site está funcionando, que a sua loja on line está atendendo, que está sendo mantida e atualizada - e este é o tipo de conteúdo que o Google quer mostrar para seus pesquisadores.

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