Contato
Será um prazer atender você

Telefone

Deseja receber nossa Newsletter?

Você preencheu os campos Nome, Email e Mensagem? Mensagem enviada.

Ligue

(31) 3334-2444

Endereço

Avenida Brasil 1701, Sala 701. CEP 30140-002, Funcionários
Belo Horizonte - MG, Brasil

Aproximamos marcas e clientes através do diálogo e da criatividade.

Notícias > Palavras-chaves. Para quais pesquisas você deve se posicionar?

Palavras-chaves. Para quais pesquisas você deve se posicionar?

Palavras-chaves. Para quais pesquisas você deve se posicionar?

Se você se decidiu por fazer SEO, é hora de descobrir quais palavras-chaves ou para quais pesquisas você quer aparecer nos resultados de pesquisa.

Quando alguém faz uma busca no Google, chamamos isso de pesquisa, ou também de palavra-chave (keyword). Quando você está começando a fazer SEO, a primeira coisa que você precisa decidir são quais buscas, quais palavras-chaves você deve escolher para se apresentar. O interessante é que você está tão acostumado a falar sobre seus negócios que a maneira que você fala, pode ser completamente diferente da maneira como os seus clientes falam sobre seus produtos, e essas pequenas diferenças sobre como nós buscamos, realmente fazem a diferença.

O interessante é que o número de pessoas que buscam por “comprar camisetas on-line” atualmente, extrapola o número de pessoas que vão ao Google e digitam “comprar camisetas”. As pessoas estão especificamente interessadas em comprar camisetas on-line, mas se você não fizer pesquisa para descobrir quais palavras-chaves as pessoas estão buscando no Google, você nunca saberá qual a palavra-chave você deve usar. Você vende camisetas, então de alguma forma você deveria apenas querer se posicionar com a palavra “comprar camisetas”, mas a busca “compra camisetas on-line” tem mais volume de pesquisa.

Mas como você descobre o que as pessoas estão procurando?

Para dizer a verdade, é muito simples. O Google oferece uma ferramenta bem legal para que você descubra quantas pessoas estão buscando todo mês por suas palavras-chaves. Então a primeira coisa a fazer é ir até a ferramenta “planejador de palavras-chaves” do Google, que fica no painel do “Google Ad-words” e começar a usar. Você irá buscar primeiramente por aquilo que você pensa que as pessoas estão buscando. Por exemplo: “comprar camisetas”, “comprar camisetas on-line”, “comprar camisetas em belo horizonte”, ou “são paulo” ou onde você estiver, e depois o Google irá lhe retornar quantas pessoas estão fazendo essas pesquisas por mês e também lhe dará todas as recomendações para as palavras-chaves que pessoas estão procurando e que estão relacionadas ao que você buscou inicialmente.

Aqui vão algumas dicas que você precisa entender sobre o “planejador de palavras-chaves” do Google antes de se empolgar com as milhões de pesquisas que o Google vai te mostrar:

A primeira é uma coisa chamada “mostrar somente ideias intimamente relacionadas a meus termos de pesquisa”. Existe um botão com essa opção dentro de “opções de palavras-chaves”. Se você clicar nesse botão, você terá uma ideia mais exata de quantas pessoas buscam por aquela palavra a cada mês. O Google por configuração padrão mostra a você a pesquisa ampla por palavras-chaves, o que significa que se você digitar “comprar camisetas online” na pesquisa da ferramenta do planejador, ele irá reportar para todas as vezes que foram buscadas outras palavras como “comprar camisetas on-line”, “comprar camisetas vermelhas”, “comprar camisetas na minha cidade” - isto vai te dar um universo de pesquisas, mas você quer saber especificamente quais palavras-chaves usar, então você tem de ter certeza se você marcou a opção “mostrar somente ideias intimamente relacionadas a meus termos de pesquisa”. A outra coisa que você precisar estar atento é se a quantidade de pessoas que buscam por sua palavra-chave, está relacionada ao país ou região a que você está capacitado a fazer entregas. Existe uma opção no planejador que permite que você selecione os resultados que deseja por país. Então se você está no Brasil e se você só entrega seus produtos no Brasil, certifique-se que está procurando pelo volume de pesquisas do Brasil.

Outra coisa para se ter em mente é que você não terá todos os cliques para cada possível busca feita no Google. (mesmo que você esteja na primeira posição do Google). Por exemplo: Se uma palavra-chave tiver milhares de pesquisas por mês e você estiver posicionado na primeira página do Google, nem todos que fizerem aquela busca vão clicar no seu site. Eles podem decidir que as meta description (descrição do site) de outra pessoa parece melhor e acabar clicando nela. Eles podem clicar em um anúncio também, ou podem decidir “isto não é o que eu estava procurando” e voltar a fazer uma nova pesquisa.

É preciso estar ciente que o Google arredonda números, então quando você ver que uma palavra-chave tem dez pesquisas por mês, isto não significa que existem exatamente 10 pesquisas por mês, e sim que este número é uma projeção média em um determinado período de tempo e que mais ou menos 10 pesquisas por mês serão feitas para aquela palavra-chave.

Quando você estiver escolhendo palavras-chaves para as páginas do seu site, você deve escolher de 3 a 5 palavras-chaves no máximo por página. Se você vende camisetas e se entrega apenas no estado de Minas Gerais então suas palavras-chaves devem ser “compre camisetas online”, “compre camisetas no estado de Minas Gerais”, mas você não deve colocar dez ou quinze palavras-chaves senão você terá problemas tentando criar um título (title tag) e uma boa descrição (description tag). O resultado disso é que você terá que fazer um trabalho extra de construção de links (link building) que apontem para o seu site em diferentes tipos de pesquisa. Então tente manter suas páginas com foco. Escolha de 3 a 5 palavras-chaves por página e tente acertar as palavras-chaves que são fortemente relacionadas a cada uma dessas páginas.

Entre em contato.
A boa comunicação começa com um bom bate papo.